Categoria: Coaching, Aconselhamento e Humanização

Orientações para Um Bom Convívio no Ambiente de Trabalho

Algumas orientações rápidas para um bom convívio no ambiente de trabalho. A lista elaborada a seguir certamente não tem fim. De 1 a 10, as orientações em questão são fruto da junção entre Boas Práticas de Gestão e orientações obtidas através de Filosofia Zen.

  1. Não levante a voz, nem pronuncie palavras ofensivas. Arranje um foco para desviar sua atenção toda vez que estiver nervoso. Controle suas emoções.
  2. Não espalhe notícias que você não saiba se são verdadeiras;
  3. Faça todo o possível para evitar assuntos que tenham como foco a quebra da união, por menor que seja o seu teor;
  4. Não critique ou condene coisas das quais você não tenha certeza. Aliás, mesmo tendo certeza, procure não criticar, mas compreender (o que é diferente de justificar);
  5. Esforce-se para escutar mais e falar menos, e, quando se pronunciar, tenha convicção que suas palavras irão agregar algo às pessoas e ao ambiente. Não desperdice sua fala;
  6. Evite falar coisas só para impressionar as pessoas. Elas geralmente percebem seu intuito. Ao final, você e os colegas não tem nada a ganhar com isto.
  7. Mesmo que você tenha perdas financeiras ou seu ego seja ferido, jamais ceda à pressão psicológica – muitas vezes advindas da sua própria mente – para fazer uma atividade/ação ruim.
  8. Seja assíduo, pontual, esforçado, comprometido, disponível e à disposição.
  9. Seja fiel à empresa e saiba falar bem do serviço e do produto que vende. Se não puder falar bem, mude de emprego.
  10. Nunca traga seus problemas particulares para o ambiente de trabalho.